quinta-feira, 10 de maio de 2012

AVVI 62 anos. Uma linda festa


8 de maio de 2012:
Por Sandra Braconnot

A solenidade de comemoração aos 62 anos da AAVI foi realmente uma noite inesquecível e que ficará gravada no coração de todos aqueles que participaram.

A recepção, o salão, a iluminação, a decoração, a cerimônia, o coquetel, tudo estava muito lindo, mas o que mais se destacou foi a energia, a esperança que se espalhou no ar.
.

O salão estava lindo!
Havia no ar um perfume de confiança, renovação e de certeza de que a Associação Atlética Vila Isabel vai renascer das cinzas.
O prefeito Eduardo Paes havia confirmado sua presença, mas na última hora não pôde comparecer e foi representado pelo vice-prefeito da Grande Tijuca, Gustavo Trota. Como bem disse o benemérito Arakém Martins Costa: “Não teve prefeito, mas foi tudo perfeito!”
Compuseram a mesa solene Yolanda Braconnot, presidente do Conselho Deliberativo e da Diretoria Administrativa da AAVI, o deputado estadual Chiquinho do Maracanã, o Vereador Luiz Carlos Ramos (que estava sem chapéu), o benemérito Arakém Martins Costa, Francisco Vilas Boas, presidente da FCAERJ, e o sr. Manoelzinho, proprietário do bar e restaurante Petisco da Vila. Na mesa auxiliar, o vereador Carlos Caiado e a sra. Ana Lúcia, representando a Associação de Moradores de Vila Isabel.
Yolanda: a grande guerreira
Ao abrir a solenidade, a presidente Yolanda declarou: “Este é o mais lindo aniversário da AAVI de que participo. Agradeço a todos que me ajudaram com trabalho, com doações, com força e energia. Sou muito grata a todos que estão aqui.”
O orador oficial foi o benemérito Mauro Magalhães, que fez um pequeno resumo da trajetória do clube, ressaltando importantes momentos, como a vitória da miss Vila Isabel como miss Brasil 1959, depois eleita miss Distrito Federal, sendo no concurso de miss Universo escolhida como a quinta mais bela do mundo. Falou ainda sobre as calçadas musicais, cujo projeto ele levou para o então governador Carlos Lacerda, e do mausoléu que o Vila Isabel construiu para o poeta e cantor Noel Rosa. Finalizando, Mauro fez um paralelo entre o Vila e o Rio de Janeiro, que passaram por situações muito difíceis, mas que estão se recuperando. E afirmou: “A Yolanda é muito competente, guerreira e agressiva no bom sentido, e sei que o nosso clube vai se reerguer. Parabéns, Yolanda!”
Deputado Chiquinho do Maracanã
“Guerreira.”  Também foi como  o deputado Chiquinho do Maracanã, Francisco Vilas Boas, presidente da FCAERJ, e  Manoelzinho, dono do Petisco da Vila, definiram a presidente. “A Yolanda empreendeu uma verdadeira ‘caça ao prefeito’, sempre com um documento embaixo do braço. Foi guerreira, foi pai, foi mãe, e por isso, pela luta dela, nós podemos estar aqui”, disse o deputado.  “Parabéns, Yolanda, você foi e é uma grande guerreira. O clube saiu do CTI e devemos isso a você”, elogiou o presidente da FCAERJ. Já o sr. Manoelzinho garantiu: “Yolanda, por você ser essa grande guerreira que é, conte sempre comigo”, prometeu.
O vereador Luiz Carlos Ramos, que também acompanha a situação do Vila há muitos anos, destacou que nas grandes batalhas sempre há um guerreiro, uma guerreira. E na luta do Vila essa figura é a atual presidente. Luiz Carlos terminou sua fala parabenizando Yolanda pela grande conquista alcançada.


Vereador Luiz Carlos Ramos
A emoção nas palavras
“Minhas mãos, minhas palmas já não têm o mesmo vigor de 1950, quando a AAVI foi fundada, mas continuo aplaudindo... Minha voz, que antes se assemelhava à das crianças brincando num pátio, hoje é apenas um balbucio, mas eu continuo falando... Minha  mente... minha mente continua lúcida e quiseram as forças divinas que eu chegasse aos 86 anos para viver esse momento lindo. A vida me reservou este presente: de ver na AAVI uma mulher chegar à presidência”, declamou o benemérito Arakém  Martins Costa, emocionando todos. Ele esteve presente à solenidade de fundação da Associação Atlética Vila Isabel, em 1950, e até hoje frequenta o clube, colaborando sempre.



Outro momento de grande emoção foi quando a presidente falou sobre os seus planos para o futuro da AAVI e de como ajudar a comunidade através de vários projetos esportivos, culturais e sociais que possibilitem a formação de mão de obra e geração de renda. Yolanda citou, como exemplo, a criação, na Associação, de  uma Escola de Gastronomia. Nesse momento,  sr. Manoelzinho, do Petisco, pediu a palavra  e emocionado prometeu: “Vou fazer questão de apoiar esse projeto e oferecer ao clube toda a ajuda para criarmos uma escola-piloto de culinária.” Sua declaração sincera e veemente fez com que a presidente levantasse de sua cadeira e fosse até ele  para abraçá-lo com emoção, quebrando o protocolo da ocasião.

Sr Manoelzinho, proprietário do Petisco da Vila.

Titulo de Benemérita

Como reconhecimento a sua dedicação e competência na administração do clube, Yolanda recebeu, das mãos  do sr. Carlos Alberto da Silva, presidente do Conselho de Beneméritos, o Título de Benemérita da Associação.  Carlos Alberto destacou que todos os conselheiros votaram a favor de que ela tivesse uma cadeira entre eles. "Na próxima reunião ela será recebida e sentará na sua cadeira entre nós", comunicou o presidente do conselho.


Yolanda Braconnot recebendo a comenda de Benemárita  da AAVI

Homenagem ao prefeito Eduardo Paes

O prefeito Eduardo Paes não pôde comparecer, mas se fez representar pelo vice-prefeito da Grande Tijuca, Gustavo Trota, que recebeu das mãos de Yolanda o Título de Sócio Honorário, concedido ao prefeito.



                             Gustavo Trota recebendo das mãos de Yolanda Braconnot o
                           Título de Sócio Honorário concedido ao prefeito Eduardo Paes


Yolanda ressaltou a importância de os avianos e moradores de Vila Isabel demonstrarem nas urnas gratidão ao prefeito: “Mais do que agradecer ao prefeito com palavras, precisamos reeleger Eduardo Paes na prefeitura do Rio”, convocou.





O salão estava lotado.
Após a solenidade, todos participaram de um delicioso coquetel, ao som de um sax.

Com certeza, quem participou da solenidade de 62 anos da AAVI jamais vai esquecê-la!


Yolanda Braconnot aclamada como a grande guerreira que conseguiu  virar o jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário